sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ARQUITETURA III_ARQUITETOS NA CONTRAMÃO

Uma análise de Roça Grande, segundo Michel Certeau.
O autor examina as maneirs em que as pessoas individualizam a cultura de massas, alterando coisas desde objetos utilitários até planejamentos urbanos, sendo que o foco dos estudos culturais é o consumindor e não o produtor ou o produto.Certeau define dois tipos de comportamento: estratégico (multiforme) e tático (convecinal). O objetivo de uma estatégia é se perpetuar através das coisas que ela produz. Não se pode esperar que uma estratégia seja capaz de se desestruturar e se reagrupar com facilidade, algo que um modelo tático faz com naturalidade. Em outras palavras, uma estratégia é relativamente inflexível pois ela é amarrada a um "própio", que é a sua "localização espacial intitucional".

Referência Bibliográfica:CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. Tradução de Ephraim Ferreira Alves..Petrópolis: Vozes, 1994.

IMAGENS DE ROÇA GRANDE E ANALÍSE



Na divisa de Sabará com Ponte Grande, percebemos uma inversão de funções, o que era uma organização racional, passou a ter procedimentos multiformes.
A ponte servia para passagem de trem e hoje ela é utilizada para passagem de pedestre e ciclistas e liga um bairro ao outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário