quinta-feira, 5 de novembro de 2009

TP- 02

A proposta consiste em uma biblioteca pública. Para a população de Rosário III. O local de intervenção será entre as rua Bom Jesus e Monzal. O procsso de construção será todo feito pela comunidade em forma de um mutirão. A demarcação vermelha no mapa inca a área da biblioteca.


Visualizar TP01 + TP02 em um mapa maior

AÇOUGUE CULTURAL _ T-BONE ?????

UMA BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA
T- BONE não é só um açougue. É uma referência cultural em Brasília, segundo o dono, Luiz Amorim. Há 15 anos o "açougue cultural" disponibiliza livros gratuitamente .

Fui alfabetizado aos 16 anos, li meu primeiro livro aos 18 anos e depois comecei a ler muita Filosofia. Tinha a leitura geral, mas a Filosofia era o que mais me atraia e foi o que me fez entrar nesse mundo da literatura.


A idéia deu tão certo que inspirou Amorim a ampliar o projeto. São paradas de ônibus provistas de estantes de livros que estão a disposição dos parassageiros que esperam o seu transporte. Luis também mantém livros disponíveis para os clientes do seu açougue.















































































































Nas visita que fizemos em Roça Grande tivemos uma percepção quantitativa da população e as rotinas que eles tem. Analizando dados quantitativos do IDH ( Índicie de Desenvolvimento Humano), percebemos que houve pequenas mudandanças nos dados da taxa de analfabetismo comparado com as três regioes vizinhas a Sabará - Roça Grande ( Belo Horizonte, Vespasiano, Santa Luizia e Raposos) . A imagem abaixo identifica o bairro que estamos trabalhando para nossa proposta de intervenção que é Rosário III.



domingo, 1 de novembro de 2009

TP_01

Analizando a comunidade de Roça Grande, especificamente o bairro Rosário III - entre as ruas Itagi, Bom Jesus e Monte Belo. Vimos crianças brincando num antigo campinho.... Os moradores carecem de um espaço apropriado para lazer, principalmente as crianças (ver foto).
Nossa proposta de intervenção é um parque aberto, com recreações, área de banho, parquinho, área para ciclismo, horta, quadra poliesportiva com arquibancada e um palco para apresentações teatrais. Temos com exemplo o parque municipal de Brasília Sarah Kubitschek.











































































sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ARQUITETURA III_ARQUITETOS NA CONTRAMÃO

Uma análise de Roça Grande, segundo Michel Certeau.
O autor examina as maneirs em que as pessoas individualizam a cultura de massas, alterando coisas desde objetos utilitários até planejamentos urbanos, sendo que o foco dos estudos culturais é o consumindor e não o produtor ou o produto.Certeau define dois tipos de comportamento: estratégico (multiforme) e tático (convecinal). O objetivo de uma estatégia é se perpetuar através das coisas que ela produz. Não se pode esperar que uma estratégia seja capaz de se desestruturar e se reagrupar com facilidade, algo que um modelo tático faz com naturalidade. Em outras palavras, uma estratégia é relativamente inflexível pois ela é amarrada a um "própio", que é a sua "localização espacial intitucional".

Referência Bibliográfica:CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. Tradução de Ephraim Ferreira Alves..Petrópolis: Vozes, 1994.

IMAGENS DE ROÇA GRANDE E ANALÍSE



Na divisa de Sabará com Ponte Grande, percebemos uma inversão de funções, o que era uma organização racional, passou a ter procedimentos multiformes.
A ponte servia para passagem de trem e hoje ela é utilizada para passagem de pedestre e ciclistas e liga um bairro ao outro.


Percepções multiformes - no percurso para Roça Grande identificamos uma construção que sai completamente dos parâmetros urbanísticos.
Construída em um talude, utilizou de sua engenhosidade para fazer uma encosta sobre o barranco, o proprietário estendeu o telhado por toda inclinação do terreno.
Para não fazer um corte impactante no terreno o proprietário aproveitou a inclinação do mesmo e fez “muro de arrimo” com telha de amianto.

Percepção Multiforme – Inusitadamente passa um córrego por baixo da edificação, o que não é muito comum de se ver (pelo menos nas capitais). Poderiam ter tomado medidas de preventivas, como por exemplo, fazer uma rede de canalização para tampar o córrego, mas preferiram construir por cima do mesmo, deixando o curso do mesmo passar por debaixo casa.

Percepção Convencional – Foi notada na cidade a plantação de horta nos quintais para o próprio consumo da família, tendo em vista a economia da cidade que é “carente”.

Percepção Multiformesl – Nas cidades do interior percebemos uma forte influencia da Religião, juntamente com as festividades folclóricas (...).
Em visita a casa do Sr. Antônio, constatamos que ele mora em uma antiga hospedaria, com vários pertences de seus antepassados e junto a eles, arquivos fotográficos dos mesmos.

Percepção Convencional – um chafariz no centro de um restaurante, o que nos dá a percepção de um lugar tranqüilo, próprio para um final de semana de lazer com a família e os amigos.


Percepção Multiforme – Apesar de não vermos muito esse tipo de “coisa” (vasos sanitários) servindo de vaso de planta, ainda é comum as pessoas fazerem isso, como podemos ver na foto acima.


Percepção Convencional – Como podemos ver na foto acima, esta é uma edificação, que antes era a estação do trem e hoje está sendo reformada para ser a nova Prefeitura de Sabará.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

COMPARAÇÃO DE TAXA DA POPULAÇÃO E ANALFABETISMO EM SABARÁ, VESPASIANO, LAGOA SANTA, SANTA LUZIA E BELO HORIZONTE











































Analisando Sabará, Santa Luzia, Belo Horizonte, Lagoa Santa e Vespasiano, relatamos que há uma grande variação de dados. Na maioria das vezes, os municipios que tem maior indice de população, consequentemente a taxa de analfabetismo é maior.
Concluimos que a faixa etária de 7 à 17 anos tem maior percentual de analfabetismo.












quarta-feira, 7 de outubro de 2009



O clima do município nos pareceu mais quente do que o de Belo Horizonte o que percebemos e achamos muito interessante é que a igreja de Santo Antônio localizada na praça é toda em ardósia, então quando saímos do sol escaldante da praça e entramos na igreja da realmente uma sensação de leveza e frescor como se tivermos chegando ao “céu”.

A maior carência do município é educação. O município não possui biblioteca nem mesmo na sede do Izabela Hendrix (Fazendinha), para que seja realizada alguma pesquisa pelos estudantes, eles precisam se deslocar até Sabará para que a pesquisa seja realizada, devido essa carência uma moradora só foi saber o significado da palavra Roça Grande aos seus 70 anos de idade, depois que sua neta se ingressou no curso de gastronomia na Fazendinha (Izabela Hendrix).

O centro poliesportivo é pouco utilizado, pois a maior atividade desenvolvida nele é o futebol, o que se restringe a jovens e na maioria homens.
Como todo velho e bom mineiro a população aprecia um boteco, onde o “point” da cidade é o bar do vovô que se localiza na praça principal, a carência da população é também de turistas, ao nos direcionarmos aos moradores para entrevista-los eles tiveram uma ótima receptividade, e nos contam toda sua vida, reclamam da cidade, elogiam a cidade e nos pedem que façamos melhoras para eles, se sentem valorizados quando vêem que tem gente se preocupando com a opinião deles.


A população de Roça Grande se diz carente de atividades de lazer, o maior evento que ocorre na cidade durante todo o ano é a festa de Santo Antônio, fora isso acontecem algumas aulas de capoeiras entre outras atividades recreativas no sub-solo da igreja, não dando assim a população muita opção de lazer, há lugar para que o lazer aconteça, falta as vezes falta de vontade, ou não acontece talvez por comodismo, pois o espaço da fazendinha tem uma ótima infra-estrutura, de nos da uma sensação de abandono e descaso ao vermos, local onde várias atividades poderiam estar acontecendo principalmente com o apoio dos mais interessados que seriam os próprios usuários, a população. Ao invés de pagar R$ 5,00 para freqüentar uma piscina na casa de alguém, porque não manter as piscinas fazendinha sempre limpa, fazendo uma escala entre os usuários e usar de um espaço já pronto para resolução de um problema que a maioria da população entrevistada reclama

Conhecendo Roça Grande

Roça grande é um município de Sabará, abalizando pela arquitetura do município conclui-se que o município é pouco desenvolvido, a arquitetura nos remete a lembrar de cidades do interior, com ruas estreitas, transportes de pessoas e materiais de construção, são feitos com animais.



A cultura do município é bem diferente da nossa cultura, as calçadas são usadas como varandas das casas, pessoas e carros andam na rua. Diminuindo a segurança da população, quando há visitantes na cidade, pois entre os moradores é comum o transporte das pessoas entre os carros, fazendo com que a velocidade dos carros em ruas mais estreitas seja menor.






quarta-feira, 23 de setembro de 2009

De Sabará - GRUPO 5

Edificação acabada, pintada em branco, para reduzir o efeito do calor local. Ajardinada, mas ainda com terreno a frente bastante seco.

Casa feita em taipa, implantada abaixo do nível da rua

De Sabará - GRUPO 5
Casa feita em taipa, cachorrada aparente. Destaque para a implantação da residência, abaixo do nivel da rua.

Padrão residencial de roça grande - encostas

De Sabará - GRUPO 5
Nas encostas, as casas ainda estão em fase de acabamento. Os terrenos são muito acidentados e são loteados regularmente pelo município. A vegetação é seca, o terreno instável. A terra é muito solta e as ruas não estão pavimentadas.

Mapa Roça Grande


Visualizar Mapa Roça Grande em um mapa maior